domingo, 10 de janeiro de 2010

Finasterida - Pode causar diminuição de libido ?


Um dos principais efeitos colaterais relatados da finasterida e que mais aflige os homens, é a diminuição da libido. O que não significa que seja verdade e vá acontecer. Cada caso é um caso, sempre. Preste muita atenção.

Nesses estudos, os seguintes efeitos adversos relacionados à droga foram relatados em 1% dos homens tratados com finasterida:

Diminuição da libido (finasterida, 1,8% vs. placebo, 1,3%)  e disfunção erétil (1,3%, 0,7%).

Além disso, foi relatada diminuição do volume do ejaculado em 0,8% dos homens tratados com finasterida e 0,4% dos homens que receberam placebo. Esses efeitos desapareceram nos homens que descontinuaram a terapia e em muitos que mantiveram a terapia. Em outro estudo, o efeito da finasterida no volume do ejaculado foi avaliado e não foi diferente daquele observado com placebo.

Originalmente aplicada ao câncer de próstata, a finasterida é um medicamento que tem, como efeito colateral (para a nossa alegria), a redução na queda do cabelo.

A finasterida para alopecia androgenética, foi avaliada quanto à segurança em estudos clínicos envolvendo mais de 3.200 homens.

A realidade:

Em três desses estudos, com 12 meses de duração, controlados com placebo(comprimido sem princípio ativo algum), duplo-cegos, multicêntricos, com protocolos comparáveis, o perfil de segurança global da finasterida e do placebo foram similares. A descontinuação da terapia em função de efeito adverso clínico ocorreu em 1,7% dos 945 homens tratados com finasterida e 2,1% dos 934 homens que receberam placebo




Curiosidade:

Em 2007, curiosamente, a droga foi encontrada no exame antidoping do atacante Romário, é considerada um agente mascarante.

Por ser um diurético, a substância é banida pela Comissão de Dopagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porque serve para esconder outros tipos de dopagem que realmente possam funcionar como estimulantes de desempenho. Se qualquer indício de droga banida for encontrada, é tido como dopagem.






Minha experiência com a finasterida:
Quando eu tinha 18 anos e tive o "start" da minha calvície, comecei a usar finasterida. Porém fiquei receoso quanto aos colaterais e parei. Lá pelos 20 anos, com as famosas "entradas" aumentando, juntei os cacos e resolvi dar mais uma chance ao medicamento. E desde então, hoje tenho 35 anos, são 15 anos tomando (de vez em quando faço uma pausa de 3 meses), não tive nenhum problema, o que me faz acreditar que aquele primeiro episódio foi puramente psicológico. Mas isso foi comigo. Cada caso é um caso.


Muito Importante: Como se trata de opinião pessoal, o texto não reflete necessariamente a verdade sobre o produto. O efeito de um produto pode variar de invidivíduo para outro, se funciona ou não para mim, pode ser diferente pra você, e vice-versa. Não sou médico, por isso não me responsabilizo pelo seu uso indiscriminado; Não possuo qualquer ligação com a empresa fabricante - este post não se trata de propaganda ou qualquer divulgação, sendo efetivada por livre arbítrio, sem fins financeiros e sem conhecimento de vendedores ou fabricantes. Sempre consultem um médico antes de usar qualquer medicamento.

5 comentários:

  1. Bom, quem tiver afim de começar a tomar, da uma olhada nesse link, http://www.sindromeposfinasterida.blogspot.com.br/ eu garanto que depois disso vão preferir 1000 vezes ficarem careca.
    O negócio é muito GRAVE e mais grave ainda é os laboratórios usarem nos de cobáias e nem sequer publicar os reais efeitos causados. Onde estão os orgãos que regulamentam isso??? Só um detalhe, eu tomei e não tive alguns eventos sexuais leves, porém eu estava parecendo um débio mental, não conseguia raciocinar, aprender ou dormir direito e tinha uma debilidade física que se comparava a um idoso de 90 anos ou mais, e só tenho 32. Felizmente assim que suspendi o uso, em menos de 30 dias quase tudo voltou, minha capacidade de produzir testosterona parece não ter sido destruída para sempre.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    Bom dia!
    tudo bem?
    Faço uso do finasterida há cerca de dois anos, porém tenho lido muito sobre os efeitos colaterais desta droga, inclusive neste blog sobre sindrome pós finasterida, particularmente nunca senti nada concreto, em alguns momentos acredito que pode estar afetando minha libido, mas pode muito bem ser apenas impressão minha. Porém tenho medo que com o continuo uso da medicação posso ser afetado de algma forma, não vejo muita razão para essa pessoas inventarem esses efeitos colaterais. Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto. Você teme as consequencias do tramanento? Você já buscou saber mais sobre o assunto? Já consultou algum dermatologista sobre o assunto? Os dermatologistas que fui até hoje informaram que não deveria me preocupar, e que se sentisse algo informasse.
    Muito bom blog.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. tenho 20 anos e resolvi começar o uso de finasterida. comprei da marca medley 1 caixa com 60 comprimidos. então hoje resolvi dar uma acariciada no salâme e realmente eu estava muito agitado e empolgado (como sempre) e na hora da ejaculaçao eu nem olhei, apenas fui até o final. após a ereção eu fui ver a quantidade e realmente me surpreendeu, estava duas vezes menor do que como antes. mas, na questao da libido eu estou normal e acho que é mais psicologico do que com o remedio. enfim, vou continuar tomando finasterida 1mg por dia por varios anos, e, se por acaso eu perder a libido eu não vou me preocupar, sabe por que? dos meus 14 aos 20 anos de idade eu descasquei a banana pelo menos uma vez por dia durante todos esses 6 anos. faça as contas de quantas vezes eu descabelei o palhaço. o coitado do junior merece uma aposentadoria.... enfim.. depois de mais de 1800 ereções com incontaveis mulheres (virtualmente) eu nunca mais vou ter saudades de ter mais. e vamos evitar perder os cabelos! ou ja esta careca de saber?!

    ResponderExcluir
  4. Faço uso de finasterida a 8 anos e até hoje nunca tive problemas com libido, porém a cerca de 2 anos estou tomando 2mg/dia e tive varicocele no testiculo esquerdo (tipo uma varize na veia do testículo). Mas acredito que não tenha nenhuma relação com isso.

    ResponderExcluir
  5. Usei finasterida, diminuiu meu desejo sexual e fiquei com problemas de ereção, mas depois de algumas semanas, voltou ao normal, o organismo “acostumou”, depois de quase 1 ano, senti diferença na ereção novamente e decidi suspender o uso. Melhor careca do que impotente ou ereção fraca.
    Comecei a usar o extrato seco encapsulado do Saw Palmetto, disse que ele é substituto do finasterrida, percebi algo incrível, um aumento do jato urinário e uma facilidade enorme ao urinar, ouvi um médico dizer que a próstata de um homem de 50 anos fica do tamanho da de um adolescente, eu tenho 35 anos.
    Deixei de usar o minoxidil, não tenho paciência de usar aquilo 2x ao dia.
    Hoje lavo minha cabeça com sabão de coco e 3x por semana (combate a oleosidade) e uso o shampoo cetoconazol 2%. Não existe shampoo antiqueda.
    Uso o Pill Fodd Turbinado, uma cápsula ao dia. Meus cabelos pararam de cair e estão fortes.

    ResponderExcluir