sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resumão de Tratamentos Existentes para a AAG no Mercado Para a Calvície até Abril de 2015.

O tratamento mais conhecido e com boa eficácia, podendo ser considerado o melhor tratamento ainda hoje, no ano de 2015 é finasterida + minoxidil + shampoo de cetoconazol.


- Finasterida

É ela quem combate a ação do DHT. Pode ser usada por homens e mulheres e sua função é agir no DHT e não na testosterona. (Atenção Mulheres: não é aconselhável engravidar durante o tratamento - e caso aconteça recomendo suspender o uso e procurar um médico).

Os colaterais são mínimos e não ocorrem em todas as pessoas. Porém é sempre importantíssimo consultar um médico.

Além de finasterida, via oral, quem sofre de calvície pode optar por tomar uma Pill Food.

Pill food nada mais é do que vitaminas para suplementar. Se a pessoa tem uma boa alimentação e não tem carência de nenhuma vitamina é inútil tomar isso.

Portanto, se alimente bem. Caso tenha deficiência de vitaminas e mineirais, pode optar por ingerir. O Dermavite é uma opção conhecida para a pele e cabelos.


- Flutamida, Acetato de Ciproterona e Espironolactona ?

São hormônios antiandrógenos, usado nos casos em que a mulher está com o nível de testosterona muito acima do normal. Ao contrário da finasterida que age somente do DHT, estes hormônios agem na diminuição dos níveis de testosterona. Estes podem ser um pouco mais agressivos ao fígado e baixar um pouco a libido.  Daí a importância de consultar um bom médico que examine direito os exames e chegue a conclusão de qual é o tratamento mais adequado para cada caso.

Os anticoncepcionais que contém acetato de ciproterona ajudam bastante na AAG, embora a dose seja bem pequena. Só a título exemplificativo, um comprimido de contraceptivo contém 2mg, enquanto os comprimidos de quem está em tratamento com esse hormônio contém 50mg.


Contudo, o contraceptivo deve ser escolhido em acordo com o ginecologista.

Só ele e a paciente é que podem chegar a conclusão de qual é o melhor para cada caso. Não se deve escolher pensando somente na AAG, mas sim primando por aquele que melhor se adapta ao organismo da paciente e prejudica menos o cabelo. Unir o útil ao agradável!




Uso tópico


- Minoxidil.

O minoxidil não pode ser considerado propriamente um tratamento pra aag pq ele não detém o DHT, mas somente força as células produtoras de queratina que ainda existem nos folículos a trabalharem mais, de forma dobrada.

Como o trabalho delas é acelerado, às vezes podem ocorrer sheddings sazonais, que ocorrem até em quem não usa minoxidil, mas pra quem usa acelera o processo. E esta é justamente a intenção, visto que a AAG diminui o tempo deste ciclo até o ponto de um folículo que produzia queratina por 5 anos ininterruptos, passar a produzir por 3, depois 1... até parar totalmente por morte de suas células em virtude da ação do DHT.


Existem opções de minoxidil com outros componentes, manipulados em farmácias e até industrializados como Lipogaine e Polaris NR 07.


- Avicis

A 17 alpha estradiol substitui a 5 alpha redutase na sua função. Só que em vez de transformar a testosterona em DHT, ela transforma em estradiol (hormônio feminino). Por isso é melhor para uso em mulheres! Reduz a produção de DHT.

A concentração da 17 alpha estradiol no Avicis é muito baixa, obtém-se melhores resultados se mandar manipular essa substância junto com o minoxidil e em uma concentração maior. Além de sair mais barato é muito mais eficaz.

O Avicis funciona, mas manipular uma concentração maior de 17 alpha estradiol garante um resultado mais eficaz. Porém, sempre com acompanhamento médico.



- Shampoo de cetoconazol 2%

Auxilia muito na aag, pois combate a oleosidade do couro cabeludo que é responsável por agravar a inflamação que ocorre nos folículos por culpa do DHT.
Além disso, ele tem ação anti-inflamatória, visto que é indicado para várias micoses.
Estudos mostraram que usando continuamente ele também age no DHT, otimizando os resultados do tratamento.



Outras Opções:

- Sessões de intradermoterapia

São aplicações de tópicos por meio de injeções diretamente no couro cabeludo.


- Transplante

O certo é que cada caso deve ser avaliado individualmente por um bom médico - Não procurem médicos "meia-boca" e de qualquer forma é necessário manter o tratamento para não perder o restante dos fios, que não foram trasplantados.




Paliativos:

Toppik - Indico o mesmo por sua qualidade - São microfibras borrifadas na cabeça que imitam a aparência do cabelo. Tão logo se lave a cabeça ele sai facilmente. Há outros, como Super Instant Hair.

Raspar tudo - Uma opção moderna para quem desistiu e não quer mais se incomodar.

Micropigmentação - Alternativa relativamente recente, que consiste em implantar pigmentos na derme. Uma "espécie de tatuagem" - grosseiramente falando.

Perucas - Quando não há mais o que fazer.


Muito Importante: Como se trata de opinião pessoal, o texto não reflete necessariamente a verdade sobre o fato ou produto. O efeito de um produto pode variar de invidivíduo para outro, se funciona ou não para mim, pode ser diferente pra você, e vice-versa. Não sou médico, por isso não me responsabilizo pelo seu uso indiscriminado; Não possuo qualquer ligação com a empresa fabricante - este post não se trata de propaganda ou qualquer divulgação, sendo efetivada por livre arbítrio, sem fins financeiros e sem conhecimento de vendedores ou fabricantes. Sempre consultem um médico antes de usar qualquer medicamento.

6 comentários:

  1. Ola! Faltou a micropigmentação capilar masculina como paleativo. É bem interessante e tem sido muito usada por artistas. Aqui no Rio tem um cara expert nisso, basta pesquisar e achar os resultados em fotos que ficam bem interessantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição amigo. Realmente falhamos e a micropigmentação foi esquecida.

      Excluir
  2. Tinha digitado um texto razoável, fui fazer login e perdi...rsrs.. vamos tentar de novo:

    Olá Marcos, tudo jóia? é a primeira vez que visito o seu blog, PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO e pelo conhecimento real do assunto. Olha, também faço tratamento, atualmente dei uma parada com a FINA por causa de alguns colaterais, mas voltarei a usá-la).. Faltou vc comentar sobre os chamados 'Fatores de Crescimento' não me lembro as substancias agora, e também sobre a AUXINA TRICOGENA... atualmente estou usando, receita da dermatologista (MINOXIDIL 10%, AUXINA TRICOGENA 10%, CETOCONAZOL 2%, ALCOOL DE CEREAIS 10%) como tópico usando 1x ao dia. Segundo a médica o minox de 10% faz o mesmo efeito do de 5% usado 2x. REALMENTE VI RESULTADOS BONS, porque antes eu só usava uma solução 'humilde' rs..de MINOX a 5%...

    A FÓRMULA COM OS FATORES DE CRESCIMENTO nunca usei, gostaria mas teria que fazer outra consulta pra saber quais seriam e as dosagens corretas... eu tava vendo no site do famoso DR.PERUZZO.. SERIAM TIPO ESSAS:

    PDGF = Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas e seu receptor

    EGF = Fator de Crescimento Epidérmico e seu receptor

    TGF = Fator de Crescimento de Transformação

    IGF = Fator de Crescimento Tipo Insulina I e II

    VEGF = Fator de Crescimento Endotelial Venoso

    ..................... Abração, aguardo o seu comentário!.......

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos,

    Tenho acompanhado o seu blog e é muito bom. Tenho AAG, sou mulher e há mais de 3 anos tenho tentado encontrar uma solução. Já usei minoxidil, sem grandes resultados e tomei finasterida, mas tive que parar por causa dos efeitos secundários. Resolvi experimentar um boné com leds, o Capellux.

    Completei hoje os 4 meses de uso diário do Capellux, tempo recomendado pela empresa, e posso afirmar que comigo apenas serviu para gastar dinheiro e perder tempo. A queda mantém-se intensa e não vi nascimento de novos fios, bem diferente daquilo que o médico da cosmedical Dr. Álvaro afirmou que iria ocorrer. Sabe Marcos, queremos muito acreditar naquilo que essas empresas afirmam, mas depois de gastarmos o nosso dinheiro não o recuperamos. Uma enorme deceção, pois, acreditei mesmo que o Capellux funcionaria, e quem tem esse problema sabe como queremos realmente que o tratamento resulte.

    Li, essa citação na Wikipedia:

    "Os tratamentos laser, geralmente oferecido a altos custos em clínicas capilares, se demonstraram de pouca ou nenhuma ajuda capilar, se limitando basicamente as propriedades anti-inflamatórias da luz ou laser vermelho (faixa ao redor de 650 nm). A ação anti-inflamatória é semelhante a de um shampoo anticaspa medicinal. Alguns aparelhos que se dizem para uso capilar, e que se intitulam como laser, vendidos mercado a preços bem elevados, na verdade usam LEDs de baixa potência, e portanto insuficientes mesmo para um simples efeito anti-inflamatório."


    É mesmo isso, hoje depois de 4 meses tenho muito menos cabelo, com o couro cabeludo já aparecendo.

    Marcos, deixo aqui a minha experiência, acredito que só assim iremos contribuir para que algo mude.

    Obrigada por também partilhar a sua experiência. Boa sorte no seu tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, muito obrigado pelo seu relato, entendo você. Espero que consiga sucesso no seu tratamento de uma outra forma. Muito sucesso.

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Esse programa de restauração capilar, o qual promete reverter a calvície baseado em uma dieta que utiliza apenas produtos naturais... Há algo realmente comprovado sobre esse programa?

      Excluir